Deserto Erg Chebbi Merzouga

Para os amantes do silêncio, este retiro visa a respiração do silêncio, do infinito, do ilimitado. Trata-se de uma viagem ao nosso interior, ao nosso “deserto interior”. Entre os silêncios dos ventos do deserto, desejamos compartir convosco o amor, a paz e o respeito que sentimos nestas terras e com este povo.

Propomos uns dias de reconexão, de silêncio, de paz não só com a nossa Essência e com a Vida mas também com a envolvência de paisagens inesquecíveis, das estrelas e da luz do deserto. Práticas de Yoga e meditação. Convidámos-vos a descobrir a magia e os segredos de Marrocos, um lugar mágico e que desperta qualquer Alma.

1º Dia: Bem-vindo a Marraquexe

Recepção no aeroporto. Dependendo da hora da chegada, possibilidade de passar pela impressionante Mesquita Koutoubia com o seu famoso minarete e os seus jardins, pelos souks e pela praça Djemaa El Fna. Nesta praça, encontramos acrobatas, músicos, bailarinos, vendedores de água, etc. À noite, a praça fica cheia de tendas de comidas, convertendo-se num grande restaurante ao ar livre, repleto de aromas diferentes. Alojamento.

2º Dia: Marraquexe – Tizi-n-Tichka – Ait Benhaddhou – Ouarzazate – Vale das Rosas – Vale do Dadès

Após o pequeno-almoço, partida de Marraquexe pela manhã para atravessar a Alta Atlas. Estas montanhas da Cordilheira do Atlas albergam, nas suas pequenas casas de adobe, a vida dos seus habitantes berberes. Passaremos por uma das portas da montanha mais alta do Atlas, Tizi N’Tichka de 2260m de altitude. Paragem para desfrutar de um chá marroquino, admirar a beleza destas montanhas e das aldeias berberes.

Seguiremos viagem para visitar a vila fortificada de Ait Benhaddhou, a famosa kasbah, uma das mais exóticas e mais bem preservada de toda a região do Atlas. Foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1987. É um local de várias produções cinematográficas, servindo de pano de fundo para mais de 20 filmes, incluindo Lawrence da Arábia, Jewel of the Nile, A Múmia, O Gladiador, entre outros. Almoço em Ait benhaddou.

Continuaremos viagem atravessando a vila de Skoura, famosa pelas suas deslumbrantes palmeiras e Kasbahs. Seguiremos até ao Vale das Rosas e depois ao Vale do Dadès (Rota das Mil Kasbahs) onde teremos a oportunidade de apreciar os oásis, as palmeiras, as Kasbahs e a paisagem magnífica do Médio Atlas.

Jantar, alojamento e pequeno-almoço no Vale do Dadès.

Meditação.

3º Dia: Dadès – Tinghir – Gargantas de Todra – Erfoud – Deserto Erg Chebbi

Após o pequeno-almoço, passaremos pelos desfiladeiros do Dadès e seguiremos para as Gargantas de Todra, falha enorme no planalto de 300m no seu ponto mais estreito. Paragem para caminhar, apreciar a água fria do rio, as paisagens rochosas e as paredes verticais assustadoras e bonitas. Trata-se de um lugar único.

Seguiremos viagem até à cidade de Erfoud, onde visitaremos as fábricas de fósseis com mais de 380 milhões de anos e veremos como eles os trabalham, transformando-os em diferentes objetos. Depois, continuaremos o nosso caminho em direção às dunas de Erg Chebbi, onde poderão ver dunas de 200 metros de altura. Chegada ao hotel para desfrutar de um chá de boas-vindas e para tratar das acomodações. Aproveitaremos o resto da tarde para contemplar um dos melhores espetáculos oferecidos: o pôr-do-sol no deserto. Vamos admirar a mudança da cor das dunas, passear, desfrutar do silêncio e do momento presente.

Prática de Yoga e de Meditação.
Jantar e alojamento no hotel.

4º Dia: Merzouga – Erg Chebbi (noite no deserto)

Pequeno-almoço no hotel. A manhã será dedicada à apreciação e experiência do silêncio do deserto. Prática de Yoga, técnicas de Pranayama, Meditação, leituras. Conheceremos também os arredores de Merzouga. Uma verdadeira manhã para caminhar, respirar, refletir e relaxar. Estar aqui e agora a todo o instante é um convite para a intensidade do momento.

Almoço no hotel. Depois de descansar e tomar um chá, os camelos esperam-nos para atravessarmos as dunas até ao acampamento com tendas berberes. Poderemos apreciar a vasta extensão de areia dourada, a paisagem maravilhosa oferecida pelo pôr-do-sol no deserto.

Yoga e meditação nas dunas.
A noite será especial. Dormiremos no coração do deserto, no nada sem fim, em tendas nómadas tal como fazem os berberes. Iremos desfrutar de um jantar típico, música, fogo e apreciar o espírito do deserto com o céu estrelado e a magia do silêncio.
Tambores, estrelas, sonhos, risos, experiências, momentos… Partilhas.

5º Dia: Erg Chebbi – Khamlia – Merzouga – Erg Chebbi (deserto)

Depois de uma noite inesquecível nas dunas de Erg Chebbi e na terra dos nómadas, poderão ainda admirar o nascer do sol.
Yoga e meditação.

Depois de regressar de camelo para Merzouga, tempo livre para um banho e para tomar o pequeno-almoço. Sairemos passando por uma estrada utilizada no “Rally Paris-Dakar”. Passaremos para o outro lado das dunas para visitar os dois oásis de Merzouga, as terras nómadas, a aldeia de Khamlia célebre pelos seus habitantes de África negra, originários do Sudão, e pela música tradicional chamada Gnawa. Visitaremos também as minas de Mifiss, os nómadas berberes e o oásis Tissadmine. Piquenique no oásis. Voltaremos para o hotel para contemplar o magnífico pôr-do-sol.

Yoga e meditação nas dunas.
Jantar e alojamento no hotel. Tambores, dança, música, partilha de experiências.

6º Dia: Merzouga – Erg Chebbi (deserto)

Yoga e meditação.

Dia livre para desfrutar do deserto, praticar, passear, ler, contemplar o ambiente, partilhar com as pessoas locais. Possibilidade de visitar o mercado de Rissani e o mercado dos burros. Iremos almoçar a típica pizza berbere. No fim da tarde subiremos à Grande Duna.
Jantar e alojamento no hotel.

7º Dia: Merzouga – Rissani – Alnif – Tazarine – N’Koub – Vale do Draa – Ouarzazate – Alto Atlas – Marraquexe

Yoga e/ou meditação nas dunas.

Depois do pequeno-almoço, saída do deserto passando por Rissani até Alnif, apreciando as paisagens com acácias, semelhante ao deserto de Arizona. Chegada a N’Koub, situada debaixo das montanhas de Saghro, un lugar com uma energia única. Trata-se de uma cidade com 45 kasbahs, fundada pela tribu Aït Atta. Almoço.

Atravessaremos o Deserto de pedras até ao Vale do Draa (chamado assim devido aos campos de milho no meio das palmeiras). Aqui vivem os ahratinos originários do Sudão. Deixaremos o Vale do Draa e o seu palmeiral para seguirmos até Ouarzazate, de maneira a atravessar as montanhas do Alto Atlas. Chegada a Marraquexe à tarde. Alojamento no hotel.

8º Dia: Marraquexe – Aeroporto

Pequeno-almoço e à hora combinada acompanhamento ao aeroporto. Dependendo da hora do voo, visita da cidade e tempo livre para ir às compras ou para experimentar o hammam. Fim da viagem e dos nossos serviços.